3 investimentos para cenários de juros altos

3-investimentosPrancheta-1-copiar

O aumento dos juros sempre foi algo que despertou a atenção dos investidores, pois tem potencial para impactar diretamente na lucratividade de alguns ativos. No entanto, mesmo em um cenário de incertezas, é possível encontrar boas alternativas para investimentos com juros altos?

Ter uma carteira diversificada e com investimentos propícios a render lucros, mesmo com a alta histórica dos juros, é imprescindível para proteger o patrimônio. Por isso, estudar o mercado e ter facilidade para encontrar opções e ativos promissores é algo que deve ser prioridade.

Se você deseja aumentar as possibilidades de ter lucros, mesmo diante de um cenário em que os juros atingiram níveis elevados, este post vai ajudar! Continue a leitura e confira 3 alternativas para investimentos em cenários de juros altos e saiba como fazer seu patrimônio render mais!

O aumento histórico dos juros no Brasil

Após diversas oscilações, o Copom — Comitê de Política Monetária do Banco Central, aumentou a taxa básica de juros, que atingiu 7,75%. Trata-se do sexto reajuste da taxa Selic no ano, o que obriga os investidores a repensar as alternativas para compor a carteira de investimentos.

Sendo assim, é um cenário de incertezas e com projeções que indicam o possível aumento das taxas ainda em 2021 ou início de 2022. Fator que merece atenção e análise prévia dos investimentos para diluir os riscos e preservar os lucros, apesar dos juros altos.

Os principais motivadores do aumento dos juros

O cenário econômico nacional sempre passou por momentos de instabilidade, impactando diretamente na carteira de investidores de todos os perfis de risco. É possível dizer que a oscilação mercadológica e alta dos juros são um dos principais desafios para quem deseja investir.

Nesse contexto, a inflação elevada e a alta do dólar são os fatores que mais contribuíram para o aumento da taxa básica dos juros. Como a Selic é uma taxa utilizada para o controle da inflação, ela foi um dos maiores motivadores para o aumento significativo em 2021.

3 melhores investimentos com juros altos

Quando o assunto é a alta da taxa básica de juros, muitos investidores são surpreendidos e se perguntam quais ativos são ideais para o momento. É uma forma para diluir os riscos e manter bons rendimentos, mesmo em um momento cercado de incertezas.

Dessa forma, com o aumento da Selic, os ativos pós-fixados têm maior tendência à valorização, sendo beneficiados pela alta da taxa básica de juros. Por isso, os investidores têm a oportunidade de encontrar investimentos promissores para promover o crescimento do patrimônio.

Veja, a seguir, quais as melhores opções para investir durante o momento de alta dos juros!

1. Certificado de Depósito Bancário — CDB

O CDB, atrelado ao CDI, é uma boa alternativa para analisar e investir, pois se beneficia da alta taxa de juros, situação comum atualmente. Isso acontece porque o CDB tem a rentabilidade relacionada diretamente com a Selic, além de oferecer rendimentos acima da poupança e resgate imediato.

2. Tesouro IPCA

Considerado o investimento pós-fixado mais seguro da economia nacional e com rendimentos acima da poupança, o Tesouro IPCA também é uma boa possibilidade. É um título que acompanha a oscilação da inflação adicionada à taxa prefixada, ou seja, os rendimentos são protegidos.

3. Letras de Crédito do Agronegócio — LCA

LCA são títulos emitidos por bancos atrelados ao CDI. Trata-se de ativos de Renda Fixa protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito — FGC. Sendo assim, é um investimento pós-fixado e que oferece oportunidades para os investidores em momentos de alta da Selic.

A importância de ter um planejamento eficiente

Os períodos de alta da taxa básica de juros, a Selic, realmente exigem que o investidor tenha atenção especial, sobretudo, para evitar perdas e comprometer a lucratividade da carteira — situação possível com a inflação e alta dos juros, que elevam os riscos.

Diante disso, definir um bom planejamento, considerando o momento do mercado e as projeções para o futuro, é imprescindível para sobressair aos riscos. Em outras palavras, é a melhor forma para tomar decisões promissoras e evitar perder rendimentos.

Para isso, contar com uma assessoria de investimentos é a melhor alternativa e contribui para ter clareza ao identificar os melhores investimentos. Seja em períodos de alta da Selic ou não, consiste no apoio profissional especializado para ajudar a planejar o seu futuro com excelência.

Como você percebeu neste artigo, é possível realizar investimentos com juros altos em opções distintas e ter uma carteira rentável. Portanto, não deixe de contar com apoio especializado e identificar as melhores oportunidades para potencializar seus ganhos, mesmo em um momento de instabilidade.

Agora que você viu informações relevantes para compor sua carteira de investimentos em momentos de juros altos, o que acha de ver novidades e conteúdos incríveis?

Não perca tempo e siga a Panorama Invest nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

 

16 de novembro de 2021

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin