4 passos para montar uma carteira de investimentos

carteira

Quando uma pessoa decide começar a investir no mercado financeiro, o passo inicial é saber como montar a carteira de investimentos. Trata-se de um dos momentos mais importantes para o investidor. Por isso, é preciso ter planejamento e estratégias certas para tomar decisões.

Nesse sentido, montar uma carteira de investimentos não é apenas escolher um conjunto de ativos considerados com potencial é indispensável analisar informações com cuidado, de acordo com o perfil de risco, oportunidades de mercado e objetivos pessoais.

Quer saber como montar sua carteira de investimentos e começar suas atividades do jeito correto? Continue a leitura deste post e confira informações relevantes sobre o assunto, além de 4 passos necessários para compor uma carteira promissora e contribuir para o sucesso!

O que é uma carteira de investimentos

A carteira de investimentos consiste em um conjunto de ativos financeiros realizados por um investidor, com o objetivo de gerar rentabilidade. Independentemente do valor aplicado, quando há investimentos em mais de um ativo é considerado uma carteira.

Sendo assim, a carteira de investimentos reúne todos os ativos que o investidor escolheu para aplicar o dinheiro, seja renda fixa ou variável. O objetivo é ter a diversificação para diluir os riscos e aumentar o potencial de ganho, considerando perspectivas a curto, médio e longo prazo.

4 passos para montar a carteira de investimentos

Antes de tudo, é importante salientar que não existe uma carteira de investimentos ideal e padrão para todas as pessoas que desejam investir. Dessa forma, compor uma carteira é uma questão pessoal, que leva em conta objetivos e estratégias específicas, ou seja, ela é personalizada.

Diante disso, para começar a investir com segurança e reduzir a exposição aos riscos é preciso conhecer melhor sobre você, os ativos e o mercado. Esse fator é crucial para identificar as oportunidades que sejam compatíveis com o seu perfil e promova os resultados esperados.

Veja, a seguir, as principais etapas para criar uma carteira de investimentos!

1. Faça um planejamento financeiro

O planejamento é um tipo de atividade indispensável no mundo dos negócios e contribui para direcionar as decisões e evitar perdas. Sendo assim, avalie o seu capital, entenda bem o que é a carteira de investimentos e estude cuidadosamente cada tipo de ativo do mercado.

2. Defina seus objetivos

Ter objetivos claros é importante para saber quais ativos são mais adequados para alcançá-los, considerando o ciclo de investimentos. Dessa forma, é preciso entender o que você espera ao aplicar capital, principalmente se deseja ter rentabilidade em curto, médio ou longo prazo.

Nesse contexto, definir os seus objetivos vai ajudar a direcionar a escolha dos ativos para a sua carteira que contribuem para ter os resultados esperados. Para isso, é necessário levar em conta a liquidez de cada ativo e outros aspectos que influenciam o resgate.

3. Defina o seu perfil de investidor

Após definir seus objetivos, é o momento de identificar o seu perfil de investidor, que significa qual o seu nível de exposição aos riscos. Em outras palavras, o perfil consiste no comportamento do investidor na busca para obter rentabilidade, se está disposto a correr mais riscos e ganhar mais, ou atuar de forma mais conservadora.

Existem 3 tipos de perfil de investidor, que são:

  • conservador: não tolera riscos e realiza aplicações em ativos que oferecem proteção;
  • moderado: tem maior disposição a correr riscos do que o conservador, mesmo assim, também preza a segurança;
  • arrojado:  está disposto a correr mais riscos para alcançar uma rentabilidade significativa.

Ao saber em qual perfil você se encaixa, será mais fácil identificar os ativos que correspondem às suas expectativas. Portanto, é uma etapa crucial para montar uma carteira com potencial de crescimento e de acordo com os seus objetivos.

4. Entenda os prazos de investimentos

O prazo de cada investimento é determinante para a sua carteira, por isso, considerá-los é muito importante para evitar surpresas e perdas. Cada ativo tem um tempo para gerar rentabilidade de acordo com fatores mercadológicos, o que interfere diretamente nos seus objetivos.

Embora não exista padrões, é possível definir os prazos da seguinte maneira:

  • curto prazo: até 6 meses;
  • médio prazo: até 2 anos;
  • longo prazo: a partir de 2 anos.

Uma boa alternativa para entender como funciona na prática os investimentos e planejar melhor o seu futuro é utilizar os simuladores. Trata-se de uma ferramenta que reproduz o cenário de investimentos e contribui para entender as situações antes de aplicar o dinheiro.

Na plataforma Guide existem 3 simuladores eficientes, que são:

Diversificar a carteira de investimentos é essencial

Todo investidor que deseja reduzir os riscos e aumentar os ganhos deve considerar a diversificação da carteira. É a melhor estratégia para ter rentabilidade e evitar perdas comuns em períodos de instabilidade econômica e períodos de crises que sempre afetam o país.

Em outras palavras, ter investimentos variados na sua carteira contribui para lucrar em qualquer período, pois se um ativo tiver queda, você terá outros rendendo. Portanto, é um fator extremamente importante para atingir os objetivos de forma eficiente e segura.

Para isso, contar com uma assessoria especializada é a melhor alternativa para ter apoio e identificar os melhores investimentos para sua carteira. Os especialistas têm expertise no mercado e auxiliam a direcionar as suas decisões, considerando o mercado e as oportunidades.

Nesse sentido, a Panorama Invest oferece uma assessoria ideal para elaborar uma carteira personalizada e com alto potencial. É o apoio que você precisa para escolher os ativos e planejar seu futuro, com especialistas que entendem do assunto.

Como percebeu, saber como montar uma carteira de investimentos é fundamental para alcançar seus objetivos no mercado financeiro de maneira bem planejada. Portanto, conte com apoio especializado para ter uma carteira diversificada e promissora.

Gostou do post? Agora que você já entendeu os passos fundamentais para criar sua carteira de investimentos, o que acha de contar com apoio especializado? Não perca tempo e entre em contato conosco.

Saiba como podemos ajudar a elevar seu patrimônio!

Para mais conteúdos, não perca tempo e siga nossas redes sociais! Estamos no FacebookLinkedIn e Instagram!

6 de dezembro de 2021

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin