5 argumentos que vão evidenciar a importância de ter uma reserva financeira

reserva-financeiraPrancheta-1-copiar

Para evitar situações desagradáveis e passar por apertos, o planejamento das finanças pessoais deve contar com a possibilidade de imprevistos. Nesse sentido, ter uma reserva financeira bem estruturada é uma alternativa interessante e faz toda a diferença.

Trata-se de um recurso que permanece reservado para utilização em caso de emergências, contribuindo para ter tranquilidade em momentos delicados. Seja por motivos de saúde, crise financeira ou oportunidade de investimentos, o fundo de emergência pode ser a melhor solução.

Se você deseja saber por que é fundamental ter um fundo financeiro para utilizar em caso de necessidade e ainda otimizar o seu patrimônio, veio ao lugar certo! Continue a leitura deste post e confira 5 motivos que evidenciam a importância de constituir uma reserva financeira!

O conceito de reserva financeira

Como o próprio nome sugere, a reserva financeira é um montante de recursos que fica disponível para suprir situações emergenciais. É semelhante a uma poupança, permanecendo acessível em caso de necessidade de gastos imprevistos no orçamento pessoal.

Em outras palavras, a reserva financeira é uma quantia de dinheiro que fica disponível para suprir as demandas em situações adversas. Dessa forma, é possível contar com soluções rápidas e tranquilidade para arcar com gastos emergenciais, sem entrar em dívidas ou passar por apertos.

Os objetivos de uma reserva financeira

Os imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa e causar situações que exigem a disponibilidade de valores significativos, maiores do que o orçamento mensal. Além disso, as crises e oscilações da economia também podem contribuir para precisar de um valor imediato para suprir alguma demanda.

Nesse contexto, o objetivo da reserva financeira é garantir recursos para suprir essas necessidades emergenciais com tranquilidade. Sendo assim, é considerada um fator que interfere diretamente em diversos aspectos pessoais, inclusive na qualidade de vida e bem-estar.

Os efeitos da pandemia nos hábitos financeiros

A pandemia provocou um cenário crítico e exigiu o isolamento social como medida importante para evitar um cenário ainda mais devastador. Com isso, a mudança de hábitos foi necessária em todos os sentidos, afetando, inclusive, questões financeiras.

Diante disso, devido à perda de empregos, redução salarial e aumento dos custos de vida, muitas pessoas tiveram que mudar os hábitos de consumo e a forma de lidar com o dinheiro – segundo um levantamento do Ibope, publicado no Jornal Estadão, 89% dos brasileiros passaram por essa situação durante a pandemia.

Em vista disso, a reserva financeira foi um recurso imprescindível para auxiliar a superar esse momento complicado. O que demonstra que é indispensável ter uma reserva financeira guardada ou investida para contar com soluções e superar qualquer adversidade.

5 argumentos sobre a importância da reserva financeira

Você viu até aqui que a reserva financeira é uma alternativa que oferece soluções para suprir demandas financeiras e evitar transtornos. Por ter um objetivo emergencial, ela proporciona mais possibilidades para o orçamento pessoal e evita riscos de perdas no patrimônio.

Veja, a seguir, os principais motivos que demonstram a importância da reserva financeira!

1. Resolver emergências sem transtornos

Algumas situações emergenciais exigem o uso de recursos de imediato, como problemas de saúde, acidentes, chegada de um bebê e muitas outras. Nesse momento, a reserva financeira é uma importante aliada para ter soluções, sem passar por transtornos.

2. Proteção do patrimônio

A reserva financeira também é muito importante para proteger o seu patrimônio, evitando vender qualquer item para cobrir uma necessidade. Além disso, ajuda a evitar a depreciação, pois é a garantia de ter recursos para promover manutenções ou reformas, sem comprometer o orçamento.

3. Evita os juros altos dos empréstimos

Quando uma pessoa não tem uma reserva financeira, em caso de necessidades ou emergências, a primeira alternativa é procurar empréstimos, que têm juros altos. Portanto, ao contar com os recursos próprios, essa situação é evitada, eliminando possibilidades de endividamento.

4. Estabilidade em momentos críticos

A estabilidade financeira é um objetivo importante para qualquer pessoa e permite alcançar as metas com maior facilidade. Com a reserva financeira, é possível garantir a tranquilidade, principalmente quando os recursos são investidos e geram rendimentos ao longo do tempo.

5. Evita perder oportunidades

Imagine que você encontre algo que deseja comprar em condições especiais, ou alguma oportunidade de investimento promissora. Nesses momentos, ter uma reserva de emergência é ideal para não deixar de alcançar os seus objetivos e fazer excelentes negócios.

A importância de fazer o seu dinheiro render

Apesar do objetivo principal da reserva financeira seja atender situações emergenciais, é possível ter rendimentos com ela e aumentar o patrimônio. O mercado financeiro oferece oportunidades seguras, com boa liquidez e rendimentos acima da poupança.

São muitas possibilidades que oferecem acesso aos recursos a qualquer momento, seja a curto, médio ou longo prazo. Dessa forma, você não deixa o dinheiro parado e alcança rendimentos que podem aumentar o valor total, proporcionando ainda mais tranquilidade.

Entretanto, para facilitar o acesso aos ativos mais promissores e de acordo com seus objetivos, é fundamental contar com uma assessoria especializada. Assim, você terá maior segurança para identificar oportunidades e aplicar o seu dinheiro com eficiência.

A reserva financeira é importante para qualquer pessoa, como você pôde concluir ao ler este artigo. Portanto, não deixe de organizar suas finanças para ter um valor suficiente para suprir suas necessidades em casos emergências e ainda promover rendimentos.

Gostou do post? O que achou de entender mais sobre a reserva financeira? Se deseja se manter atualizado e por dentro de assuntos importantes sobre investimentos e educação financeira, siga a Panorama nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

 

Leia também: 

4 PASSOS PARA MONTAR UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

A BUSCA DO PÚBLICO MADURO PELA PREVIDÊNCIA PRIVADA

3 INVESTIMENTOS PARA CENÁRIOS DE JUROS ALTOS

 

15 de dezembro de 2021

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin