A busca do público maduro pela previdência privada

publico-maduroPrancheta-1-copiar

A relação entre o público maduro e a previdência privada vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Trata-se de uma forma interessante para o planejamento financeiro a longo prazo e proporciona tranquilidade no orçamento, além de maior qualidade de vida.

Segundo dados da Brasilprev, uma das maiores companhias de previdência do Brasil, publicados no Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário — IBDP, o público acima de 50 anos representa mais de 43% dos planos contratados, entre clientes novos e antigos.

Diante disso, ter uma vida mais tranquila no futuro é imprescindível para qualquer pessoa. Dessa maneira, considerar investimentos a longo prazo é essencial. Continue a leitura deste post e entenda mais sobre público maduro e previdência privada e os motivos que elevaram a procura por essa modalidade de investimento!

O que é um plano de previdência privada?

A previdência privada é uma modalidade de investimento constituída por fundos de empresas privadas. Sendo assim, são ativos considerados com objetivos de retorno a longo prazo. Portanto, é uma alternativa para ter uma aposentadoria e rentabilidade no futuro.

Dessa forma, os planos de previdência privada podem ter aplicações tanto em renda fixa quanto em renda variável. Embora seja semelhante, esse tipo de investimento não tem nenhum relacionamento com o INSS é apenas uma forma para investir e ter rendimentos mensais ou um resgate único no futuro.

O plano de previdência privada existe em tipos diferentes, sendo:

  • Plano PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre): é mais indicado para pessoas que declaram o Imposto de Renda em modelo completo;
  • Plano VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre): não oferece as vantagens fiscais do PGBL, ideal para quem faz a declaração simplificada do IR.

Sendo assim, a previdência privada pode ser aberta, quando é oferecida por instituições financeiras e pode ser adquirida por qualquer pessoa, ou fechada, destinada apenas aos funcionários ou sócios de uma empresa, de forma exclusiva.

Por que a relação público maduro e previdência privada aumentou?

A preocupação com o futuro motiva muitas pessoas a procurarem formas para investir e alcançar o equilíbrio financeiro, principalmente com ativos de longo prazo. É uma decisão importante e que tem crescido bastante em meio às pessoas acima dos 40 e 50 anos.

Ainda sobre os dados da Brasilprev, 55% dos planos de previdência privada contratados em 2020 foram para o público de 50 anos ou mais pessoas responsáveis financeiramente pelas famílias e buscam maior comodidade e tranquilidade no futuro.

Veja, a seguir, quais os principais motivos que intensificaram a relação entre público maduro e previdência privada!

Tranquilidade no orçamento

Ter um orçamento tranquilo, que permita à família realizar os objetivos de forma equilibrada, é um dos principais fatores que levam à previdência privada. Por isso, muitas pessoas buscam o investimento para que, no futuro, possam ter recursos e evitar apertos.

Despertar da consciência financeira

Devido às recentes crises econômicas e políticas enfrentadas pelo país, há um grande movimento sobre a conscientização financeira pessoal. Com isso, muitas pessoas acima dos 50 anos começaram a se preparar para o futuro para ter tranquilidade no orçamento.

Maiores possibilidades

Os investimentos na previdência privada oferecem boas possibilidades de retornos a longo prazo, garantindo rendimentos mensais ou resgate único. Portanto, os investidores terão recursos no futuro para elevar as chances de realizar os objetivos de vida, sem ter complicações.

Maior qualidade de vida

Por fim, a oportunidade de ter rendimentos a mais no orçamento para promover a qualidade de vida é um dos principais motivos da escolha pela previdência privada. Dessa forma, o público maduro tem a possibilidade de aproveitar a aposentadoria, evitar desgastes e realizar objetivos pessoais que elevam o bem-estar.

Como se preparar para investir em previdência privada?

A previdência privada é uma alternativa para ter um alívio financeiro no futuro e que ganhou espaço em meio aos investidores acima dos 50 anos. Entretanto, para ter uma carteira de investimento promissora, é imprescindível estudar o mercado e se preparar para identificar as melhores oportunidades.

Saiba os principais passos para planejar seus investimentos na previdência privada!

Defina seus objetivos e perfil de risco

Antes de tudo, é preciso estabelecer de forma clara quais são os seus objetivos e conhecer o seu perfil de investidor — riscos que está disposto a correr. Essa etapa é crucial para encontrar o investimento adequado e que tenha potencial para atingir suas metas pessoais.

Escolha um plano de previdência adequado

Após conhecer os seus objetivos e perfil, estude bem os dois tipos de previdência privada para identificar uma opção compatível com o seu planejamento. Embora sejam todos com retorno a longo prazo, existem diferenças em relação à renda tributável e esse fator deve ser considerado.

Considere o tempo de maturação

O tempo de maturação do investimento também é um aspecto importante que influencia no planejamento, inclusive em relação ao regime tributário. Portanto, avalie as opções de planos e considere o tempo de maturação como um fator importante para tomar decisões.

Conte com uma assessoria especializada

Por fim, ter apoio especializado é uma excelente forma para reduzir a exposição aos riscos e identificar os melhores ativos para a sua carteira. Sendo assim, não deixe de procurar uma assessoria especializada e contar com profissionais experientes para auxiliar a ter ótimos rendimentos.

A previdência privada é uma excelente oportunidade de investimento a longo prazo, com riscos controláveis e boa possibilidade de alcançar bons lucros. É também uma opção de deixar o dinheiro render ao longo do tempo e alcançar objetivos específicos, além da aposentadoria.

Como pode notar, os motivos que intensificaram a relação entre o público maduro e previdência privada são perceptíveis. Afinal, ter mais recursos para o orçamento é imprescindível para a realização dos sonhos, alcançar a tranquilidade e qualidade de vida.

Gostou do post? Agora que você viu um panorama sobre o público maduro e previdência privada, o que acha de ler outro conteúdo relevante? Não perca tempo e saiba agora mesmo se o seguro de vida para pessoas idosas é possível!

Não perca tempo e siga a Panorama Invest nas redes sociais! Estamos no FacebookLinkedIn e Instagram!

29 de novembro de 2021

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin