A relevância do seguro de vida diante dos imprevistos

A relevância do seguro de vida diante dos imprevistos

Com a recente pandemia de COVID19 muitas pessoas começaram a tomar mais consciência da necessidade de proteção em caso de imprevistos. Existem diversas formas de obter uma proteção. Uma das formas mais conhecidas pelo brasileiro é comprando um seguro de vida. 

Muitos não sabem mas existem diversos tipos de seguro, sendo para vida ou para morte. Outro ponto ainda desconhecido de boa parte das pessoas é a possibilidade de ter o dinheiro gasto com o seguro de volta, ainda em vida. 

Neste post, você vai entender como funciona o produto e suas particularidades para descobrir se você precisa de um seguro para proteger sua família.  

Para que serve o seguro de vida e quais os tipos?

O seguro tem como objetivo a proteção econômico e financeira da família. Caso aconteça algum imprevisto com o/a provedor/a da família, os beneficiários recebem uma ajuda para passar por esse momento delicado tendo tempo para se estruturarem diante do novo cenário.

No seguro de vida, a cobertura mais conhecida é em caso de morte do titular, seja por causas acidentais ou naturais. No entanto, outros tipos de cobertura também podem ser incluídas, por exemplo:

  • invalidez permanente, total ou parcial;
  • assistência funeral;
  • despesas médicas, como remédios;
  • despesas hospitalares, como internações;
  • incapacidade temporária;
  • doenças graves.

Tudo funciona de forma simples. Após avaliar os planos, o titular contrata o seguro de vida e realiza pagamentos mensais ou anuais. Se algum acontecimento previsto no contrato tornar realidade, o titular ou beneficiários podem acionar o seguro e ter uma indenização. Tudo de acordo com o estabelecido em contrato.

Qual a importância do seguro de vida?

A sociedade brasileira tem uma cultura de não se planejar. Com isso, quando alguma adversidade acontece, acabam tendo que buscar recurso rápido, muitas vezes tendo que pegar empréstimos a custos altos. Para as famílias que possuem imóveis, acabam tendo que vender a preço bem abaixo do mercado para ter o dinheiro o mais rápido possível. Esses são fatores que poderiam ser cobertos pelo seguro de vida e garantir a estabilidade financeira nesses momentos mais difíceis. 

Dessa maneira, esse é um recurso importante e oferece coberturas diversas em caso de morte, invalidez, doenças e acidentes. Além da indenização financeira, é um apoio importante para uma família. Afinal, é um meio de buscar soluções em um mesmo lugar e com facilidade.

Por ser uma proteção relevante, as premiações de seguros de vida têm aumentado a cada ano. Apenas em 2021, segundo as pesquisas, cresceu 17,4%. Um fator que contribui para ampliar e diversificar as coberturas, tornando o seguro ainda mais vantajoso.

Quais os motivos para ter um seguro de vida?

Vimos até agora que o seguro de vida é um produto importante e que oferece coberturas para situações emergências. Inclusive, elas podem ser usufruídas em vida. Assim, permite que o titular e beneficiários tenham todo conforto e tranquilidade em momentos de necessidade.

Veja, a seguir, quais os principais benefícios de contar com um seguro de vida!

Proteção financeira

O objetivo principal do seguro de vida é oferecer indenização financeira diante de acontecimentos emergenciais previstos em contrato. Isso contribui para preservar os familiares de passar por dificuldades financeiras em caso de morte, invalidez, doenças graves, internações e outras situações.

Tranquilidade para a família

Diante de uma emergência, é comum ter preocupações e passar por dificuldades para resolver a situação. Quando existe o seguro de vida, as dificuldades são eliminadas e a família conta com o suporte financeiro. Além disso, centraliza as soluções para resolver tudo com tranquilidade.

Cobertura em caso de doenças graves

Muitas apólices de seguros contam com cobertura para o diagnóstico de doenças graves, desde que a situação se enquadre nos termos contratuais. Sendo assim, é possível evitar gastos e despesas para os tratamentos, contribuindo para ter comodidade e se concentrar na recuperação.

Possibilidade de resgate dos valores

Atualmente, existem diversos tipos de seguro de vida que oferecem coberturas e características que se enquadram em todos os objetivos do titular. Uma dessas possibilidades é o seguro de vida resgatável. Ele possibilita que o titular retire os valores pagos após um período determinado em contrato.

Cobertura em custos hospitalares

Em muitos planos de seguro de vida, o titular pode contar com uma cobertura específica para custos hospitalares. Geralmente, ela contempla casos de doença ou acidentes. Esse tipo de cobertura realiza o ressarcimento dos dias de internação, limitados na franquia, e gastos com medicamentos. Isso, é claro, considerando os termos de cada plano.

Viu como não é um luxo, mas, sim, uma prevenção importante e necessária? Portanto, não deixe de contar com essa proteção para ter tranquilidade e apoio em diversas situações. Assim, você protege o seu patrimônio para garantir a tranquilidade da sua família.

Você gostou do post? Agora que entendeu que o seguro de vida é um recurso essencial para qualquer pessoa, continue lendo sobre o assunto! Não perca a oportunidade e veja agora mesmo sobre o seguro de vida resgatável!

 

Siga a Panorama Invest nas redes sociais! Estamos no FacebookLinkedIn e Instagram!

31 de março de 2022

Compartilhar