Afinal, o que é e como desenvolver o mindset financeiro

mindsetPrancheta-1-copiar

Você sabe o que é o mindset financeiro? A relação com as finanças pessoais é um grande desafio que exige organização e disciplina para ser superado. É um fator comportamental que pode ser aperfeiçoado, contribuindo para a realização dos objetivos financeiros.

Nesse sentido, a forma como lidamos com o dinheiro é imprescindível para a ordem e o equilíbrio no orçamento pessoal trata-se de um fator importante para qualquer pessoa, pois tem influência direta com a qualidade de vida e conquistas ao longo do tempo.

Quer saber o que é e como funciona o mindset financeiro? O primeiro passo para ter o sonhado controle das finanças, é mudar a sua mentalidade em relação ao dinheiro. Pensando nisso, confira, neste post, o que significa o mindset financeiro e dicas para trabalhar esse pensamento!

O que é o mindset financeiro?

Mindset é um termo em inglês que significa mentalidade, ou seja, a programação da mente para pensar e executar alguma atividade. Sendo assim, o mindset financeiro consiste na mentalidade de uma pessoa em relação às questões financeiras e a forma que lida com o dinheiro.

Em outras palavras, ele é o comportamento de uma pessoa em relação ao controle financeiro. Dessa maneira, é a forma como a vida econômica é conduzida perante os desafios para ter uma condição financeira saudável e atingir os objetivos.

Nesse contexto, o mindset é um termo comum e tratado por diversos autores, como Carol S. Dweck, que diz que ele pode ser de dois tipos — fixo ou de crescimento —, descritos da seguinte forma:

  • mindset fixo: é um pensamento que responde às circunstâncias de forma fatalista, concluindo que não é possível alterar uma situação;
  • mindset de crescimento: é um pensamento que vê as adversidades como oportunidade de crescimento.

Como o mindset financeiro é moldado?

O mindset financeiro é um comportamento desenvolvido ao longo da vida, sendo influenciado por inúmeros fatores. Sendo assim, muitos aspectos contribuem para a construção do pensamento sobre o uso do dinheiro e condução das finanças pessoais.

Diante disso, o desenvolvimento do mindset financeiro pode ser atribuído aos seguintes fatores:

  • crenças: consiste nos ensinamentos que a pessoa teve na infância e adolescência, que acabam influenciando na vida adulta;
  • personalidade: é a forma como o indivíduo enxerga o mundo e reage às situações;
  • vieses comportamentais: a maneira como a pessoa se comporta e toma decisões, como, por exemplo, procrastinação, agilidade e motivação.

Apesar das influências que moldam o mindset financeiro de uma pessoa serem intensas e diversas, é possível mudar a mentalidade. Assim, a relação com o dinheiro pode evoluir e contribuir para ter uma vida mais tranquila e estável, equilibrando compromissos e objetivos.

Como melhorar o seu mindset financeiro?

Você viu até agora que o mindset financeiro é uma mentalidade constituída por fatores importantes ao longo da vida. Entretanto, essa cultura pode ser mudada para aprimorar a relação com as finanças pessoais e ter uma vida mais confortável e equilibrada.

Veja, a seguir, passos importantes para melhorar o seu mindset financeiro!

Invista no autoconhecimento

A primeira etapa para melhorar o mindset financeiro é mudar a forma de pensar em relação ao dinheiro e ao orçamento pessoal. Portanto, o autoconhecimento é essencial e você deve conhecer detalhadamente sua situação para identificar o que está prejudicando as finanças e o que pode ser mudado.

Além disso, é importante avaliar com atenção os seguintes fatores:

  • despesas fixas;
  • despesas variáveis;
  • gastos supérfluos;
  • receitas mensais.

Faça um planejamento

Após identificar qual a sua situação, é o momento para se planejar e traçar metas para mudar sua forma de pensar. Dessa forma, faça o controle financeiro e planeje todas suas ações, definindo objetivos realistas, claros e mensuráveis, com prazos bem estabelecidos.

Defina estratégias para lidar com o dinheiro

Para ter maior organização e disciplina, é importante estudar quais as melhores formas para lidar com o dinheiro. Para isso, estude como direcionar receitas, investimentos e compromissos, sem prejudicar o orçamento mensal ou causar complicações.

Tenha paciência e dedicação

Na maioria das situações, a estabilidade financeira não é um objetivo alcançado em curto prazo. Por isso, é importante ter paciência. Para atingir suas metas, de um passo por vez, mantenha a dedicação e o comprometimento com o planejamento inicial, pois, com o tempo, as recompensas serão evidentes.

Quais as vantagens de desenvolver o mindset?

As questões financeiras têm influência direta em diversos aspectos da vida e determinam a possibilidade de realização das conquistas. Em outras palavras, ter uma estabilidade no orçamento é essencial para alcançar os objetivos e sem passar por apertos.

Portanto, desenvolver o mindset financeiro proporciona os seguintes benefícios:

  • evita o endividamento;
  • melhora a qualidade de vida;
  • facilita a alcançar metas pessoais;
  • dá mais preparo para enfrentar imprevistos;
  • ajuda a elevar o patrimônio;
  • promove a saúde financeira.

Qual a importância do mindset financeiro?

O desenvolvimento do mindset financeiro é fundamental para arcar com os compromissos, sem prejudicar o orçamento e passar por apertos. Sendo assim, é um fator que contribui para gerar estabilidade e contar com soluções rápidas em caso de emergências.

Exemplo disso foi a pandemia, que pegou todos de surpresa e muitas pessoas estavam desprevenidas financeiramente. Com isso, a mudança de hábitos foi inevitável, interferiu diretamente nas possibilidades e dificultou o controle das finanças.

Diante desse cenário, aproveitar o início de um novo ano para renovar as metas e desenvolver o mindset financeiro é imprescindível para mudar de vida. Também, para colocar boas ideias em prática e começar a construir uma estabilidade financeira sólida.

Como se pode notar neste artigo, o mindset financeiro é essencial para organizar as finanças e contribui para o crescimento pessoal. Portanto, invista nessa mudança de comportamento para organizar seu dinheiro e melhorar as possibilidades para alcançar seus objetivos.

Agora que você já sabe como melhorar o mindset financeiro e a sua relação com as finanças, o que acha de ler outro artigo relevante e aperfeiçoar seus conhecimentos? Não perca tempo e saiba agora mesmo o que é melhor: poupar ou investir!

VEJA MAIS

4 PASSOS PARA MONTAR UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS
O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR A INVESTIR EM OURO
POUPAR OU INVESTIR: O QUE É MELHOR?
5 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE INVESTIMENTO

3 de janeiro de 2022

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin