Afinal, vale a pena investir em dólar? 

Imagens de cédulas de dólar

A moeda norte-americana é considerada uma das mais importantes e valorizadas do mundo, sendo utilizada para diversas negociações. Por isso, investir em dólar é uma alternativa que desperta a curiosidade de investidores de todos os perfis de risco.  

Nesse contexto, as variações do câmbio, comuns no Brasil, acabaram tornando o investimento apagado nos últimos anos. No entanto, representa uma oportunidade interessante para diversificar a carteira e que deve ser avaliada para proteger o patrimônio e elevar os rendimentos.

Se você deseja ter ativos promissores e diversificar o seu portfólio de investimentos, entender sobre esse assunto é muito importante. Pensando nisso, confira, neste post, quais as vantagens, como aplicar e se realmente vale a pena investir em dólar!

Quais as vantagens de investir em dólar?

Antes de chegar a uma conclusão sobre investir em dólar, é importante entender quais as vantagens que a modalidade oferece. É uma forma para enxergar pontos importantes e que podem acontecer com os seus ativos, independentemente dos prazos e objetivos.

As oscilações do dólar afetam diretamente diversos setores da economia brasileira, com possibilidade até mesmo de elevar os custos praticados no mercado. Em vista disso, é uma moeda que pode oferecer boas possibilidades, principalmente com um bom planejamento.

Veja, nos próximos tópicos, quais os principais pontos considerados vantajosos sobre investir em dólar!

Moeda forte

O dólar é uma moeda com grande força internacional, sendo utilizada por uma das maiores economias do mundo que é a dos Estados Unidos. Por isso, investir na moeda é uma boa oportunidade, pois dificilmente a economia americana passará por crises intensas, a ponto de gerar perdas.

Segurança e estabilidade

Os períodos de instabilidade política e econômica elevam os riscos para diversas modalidades de investimentos. Sendo assim, investir em dólar é uma possibilidade para proteger o patrimônio e mitigar os riscos para a carteira, reduzindo as perdas.

Oportunidade para diversificação

A diversificação do portfólio é uma das melhores estratégias para reduzir a exposição aos riscos e manter a carteira protegida, sem perder rendimentos. Nesse sentido, investir em dólar é uma forma para variar a natureza das suas aplicações e manter ganhos, mesmo durante crises.

Como é o investimento em dólar?

Para investir em dólar, o investidor conta com diversas formas disponíveis no mercado financeiro. Entretanto, cada modalidade apresenta riscos e características distintas, que devem ser considerados para estabelecer um planejamento eficaz e elevar as possibilidades de ter rendimentos.

Saiba quais são essas possibilidades para investir em dólar!

Compra da moeda em espécie

A primeira opção é comprar a moeda em espécie, o que não é exatamente uma forma de investir e não oferece vantagens ao mercado financeiro. Nesse caso, a pessoa compra a moeda como uma forma de proteger o patrimônio e faz a venda em momento oportuno.

Fundos cambiais

Os fundos cambiais são famosos entre os investidores e consistem em ativos direcionados para questões de câmbio. Dessa forma, o investimento é feito pela compra de cotas que acompanham a movimentação da moeda, determinando a rentabilidade para o investidor.

Mercado futuro

Considerado complexo e de maior risco, o mercado futuro é feito por meio de contratos derivativos do ativo e não diretamente na moeda. Esse investimento está presente na bolsa de valores e não tem carência, ou seja, é possível resgatar e aplicar a qualquer momento.

Ações

Outra possibilidade é investir em ações no mercado internacional, que oferecem rentabilidade em dólar. Sendo assim, o investidor adquire papéis de empresas internacionais, abrindo uma conta em uma corretora fora do país para investir — ou por meio de aplicação em empresas estrangeiras na bolsa de valores brasileira.

ETFs

Os ETFs — Exchange Traded Fund são mais uma estratégia para investir em dólar no mercado financeiro. Para isso, é preciso escolher ativos que sejam direcionados para a bolsa internacional, ou seja, que acompanhe e replique um índice econômico no exterior.

Vale a pena investir em dólar?

O investimento em dólar é uma possibilidade vantajosa, mas deve ser avaliada de forma individualizada, considerando os objetivos e perfis de risco. Em outras palavras, é necessário analisar a situação de acordo com sua perspectiva, além de um bom estudo de mercado.

Nesse sentido, é uma estratégia que pode oferecer oportunidades importantes, que protegem o patrimônio e levam à rentabilidade. Mas para isso, conhecer bem cada modalidade de investimento é essencial para mitigar os riscos e evitar perdas.

Sendo assim, antes de começar a investir, tenha clareza nas seguintes questões:

  • qual o perfil de risco;
  • quais os objetivos financeiros;
  • qual o prazo para o investimento.

Com essas informações, você vai dar um grande passo para entender quais ativos são mais interessantes para o seu perfil. Sobretudo, elevar as possibilidades para encontrar o melhor momento e tipo de investimento em dólar para aplicar seu capital.

Além disso, contar com uma assessoria para ajudar a diversificar sua carteira e orientar as decisões é muito importante. Trata-se de um apoio fundamental para entender o mercado financeiro, os riscos, oscilações e ter facilidade para organizar o seu futuro.

Para isso, a Panorama é uma assessoria especializada e com expertise no mercado, ideal para ajudar a ter um portfólio diversificado e compatível com o seu perfil. Com profissionais experientes no assunto, é a melhor forma para ajudar a planejar seu futuro financeiro, elevando suas oportunidades.

Como se pode notar, investir em dólar é uma boa opção, mas contar com uma boa assessoria e planejamento é indispensável. Portanto, considere esses ativos e defina suas estratégias para alcançar rendimentos satisfatórios e atingir os seus objetivos.

Gostou do post? Agora que você viu que vale a pena investir em dólar, o que acha de conhecer serviços de assessoria incríveis? Não perca tempo e entre em contato conosco! Veja como podemos ajudar a criar um portfólio diversificado e promissor!

 

Siga a Panorama Invest nas redes sociais! Estamos no FacebookLinkedIn e Instagram!

7 de fevereiro de 2022

Compartilhar