Asset Allocation: por que o investidor precisar estar dentro desta estratégia

asset-allocationPrancheta-1-copiar

Você já ouviu falar sobre o Asset Allocation? Embora seja um termo pouco conhecido no mercado, ele é extremamente importante para os investidores, especialmente de alto padrão uma estratégia interessante para quem deseja investir e reduzir a exposição aos riscos.

Nesse sentido, ter uma carteira diversificada e com riscos diluídos é imprescindível para elevar o patrimônio e aproveitar melhor cada oportunidade. Por isso, entender o conceito Asset Allocation e implementar no planejamento financeiro pode ser uma excelente alternativa.

Quer saber mais sobre o assunto e aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos? Continue a leitura deste post e entenda o que é o Asset Allocation, como funciona e por que é uma estratégia que deve ser considerada para evitar prejuízos na hora de investir!

O que é o Asset Allocation?

O Asset Allocation consiste em uma estratégia de alocação de investimentos com objetivo de diversificar os ativos entre renda fixa, ações, fundos alternativos e outros. Em outras palavras, é a diversificação e combinação de ativos de forma eficiente, com foco em melhores resultados.

Sendo assim, é uma estratégia que considera os objetivos, perfil do investidor e o tempo para alocar os investimentos em diferentes vertentes. Com isso, é possível construir um portfólio diversificado e equilibrado, aumentando o potencial de rentabilidade.

Como o Asset Allocation funciona?

Apesar de parecer algo simples, o Asset Allocation faz toda diferença na carteira de um investidor e contribui para ter bons resultados a curto, médio e longo prazo. A alocação de investimentos em diferentes ativos no mercado financeiro é uma oportunidade para equilibrar riscos e reduzir a volatilidade.

Dessa forma, o Asset Allocation é praticado inicialmente identificando o perfil do investidor e os objetivos para direcionar a escolha dos ativos. Após entender esse aspecto, é estruturada a proporção de cada ativo para a alocação dos investimentos.

Nesse contexto, o perfil é o grande direcionador da decisão sobre a estratégia de diversificação, exposição aos riscos e outras características mercadológicas. Além disso, é o fator que vai garantir o planejamento da rentabilidade ao longo do tempo, o que é essencial para o Asset Allocation.

Quais as vantagens do Asset Allocation?

Para ter sucesso e ativos promissores, a diversificação é uma alternativa indispensável e auxilia a potencializar os resultados. Em vista disso, a estratégia Asset Allocation se mostra extremamente vantajosa e contribui para minimizar a exposição aos riscos de mercado.

Sendo assim, proporciona muitos benefícios para o investidor, por exemplo:

  • diversificação inteligente dos ativos;
  • redução dos riscos;
  • evita perdas expressivas;
  • maior potencial de retorno;
  • ativos compatíveis com cada perfil;
  • carteira promissora e variada.

Como a economia nacional frequentemente passa por períodos de crise e instabilidade que afetam os ativos, o Asset Allocation é uma forma de evitar os efeitos das crises nos investimentos. E mesmo que haja perdas, elas são menores em relação a uma carteira não diversificada.

Por que é uma estratégia importante?

O Asset Allocation contribui para ter uma alocação equilibrada dos ativos, distribuindo investimentos de acordo com o seu perfil. Por isso, é uma estratégia importante para elevar os ganhos do investidor e conduzir os investimentos de forma inteligente e bem planejada.

Entretanto, é importante salientar que, além da definição da forma de alocação dos investimentos, é preciso entender as características e riscos de cada ativo. Com uma análise individual, as possibilidades de ter sucesso na estratégia Asset Allocation são maiores.

Por que é importante contar com uma assessoria?

A aplicação do Asset Allocation é uma atividade que deve ser desenvolvida com análises minuciosas e um planejamento eficiente. Em outras palavras, é preciso ter expertise no mercado financeiro para compor uma carteira diversificada, alocando aportes em ativos promissores.

Para isso, ter apoio de uma assessoria especializada é imprescindível para desenvolver a estratégia Asset Allocation. Além de facilitar a identificação de investimentos com potencial de crescimento, ajuda a evitar riscos desnecessários e que sempre causam prejuízos.

Fundada para ajudar investidores a planejar o futuro financeiro, a Panorama Invest é uma consultoria especializada e com ampla experiência no mercado. Com uma equipe de assessores com expertise em investimentos, é ideal para compor uma estratégia Asset Allocation customizada e pessoal, de acordo com seu perfil e objetivos.

Seja em ativos da bolsa de valores, renda fixa, variável, fundos imobiliários e alternativos, o apoio dos assessores da Panorama Invest é essencial assim, você terá uma diversificação de investimentos eficaz, segura e com alto potencial de rentabilidade.  

Além disso, o apoio especializado contribui para ter mais previsibilidade de mercado e evitar riscos que comprometem a carteira. Dessa forma, você vai saber exatamente qual o nível ideal de exposição a riscos para seu perfil — fator importante para gerenciar o seu planejamento financeiro.

Como se pôde notar, neste artigo, o Asset Allocation é uma estratégia importante para otimizar o planejamento e os ativos dos investidores. Portanto, considere essa hipótese e conte com uma boa assessoria para elevar suas possibilidades e alcançar rendimentos satisfatórios.

Gostou do post? Agora que você entendeu o que é o Asset Allocation e a importância dessa estratégia para sua carteira, não perca tempo e entre em contato conosco! Veja como podemos ajudar a potencializar seus investimentos e diluir os riscos!

Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn!

Leia também: 

4 PASSOS PARA MONTAR UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

A BUSCA DO PÚBLICO MADURO PELA PREVIDÊNCIA PRIVADA

3 INVESTIMENTOS PARA CENÁRIOS DE JUROS ALTOS

 

10 de janeiro de 2022

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin