Estagflação, você sabe o que é? E como afeta o seu bolso?

Estagflação, você sabe o que é?

Você já ouviu falar do termo estagflação? A estagflação é uma situação que nenhum país deseja estar. Ela causa o aumento do custo de vida e perda de força da economia de um país. Com isso, é comum acontecer a alta no nível de desemprego e uma desaceleração do PIB — Produto Interno Bruto.

Se você deseja entender melhor sobre esse importante assunto para se prevenir e organizar seu planejamento financeiro, vamos ajudar! Continue a leitura e veja o que é a estagflação. Além disso, saiba como ela afeta o dia a dia e os impactos que essa situação causa no bolso.

O que é estagflação?

A estagflação é a união dos termos estagnação e inflação. Ela surge quando um país apresenta queda na atividade econômica e aumento dos preços. Sendo assim, é caracterizada pela recessão econômica e a disparada dos preços no mercado de forma simultânea.

Dessa maneira, é uma situação crítica e que implica em efeitos adversos em toda a sociedade. Isso principalmente pelo avanço das taxas de inflação, queda nos índices do PIB e aumento do desemprego em todas as áreas da economia.

O termo estagflação surgiu na década de 60 no Reino Unido, em um discurso sobre o cenário econômico. Ele ganhou maior notoriedade na crise do petróleo nos anos 70. Foi utilizado como uma forma de retratar os efeitos da inflação e recessão, que aconteciam ao mesmo tempo no país.

Como a estagflação afeta o bolso?

Você viu até aqui que a estagflação é uma situação muito complexa. Soube também que afeta a economia de um país de forma intensa. Além disso, é um problema que contribui para a mudança no comportamento do consumidor. Afinal, a estagflação é o reflexo do aumento da inflação e recessão econômica.

Nesse sentido, qualquer atividade econômica pode sofrer influências negativas e chegar  até o orçamento pessoal. Isso é válido também para os investimentos, pois alguns ativos podem apresentar desvalorização devido aos juros altos, enquanto outros têm maior valorização. Assim, é importante ter atenção.

Veja, nos próximos tópicos, como a estagflação pode afetar o seu bolso!

Aumento dos preços

Quando a estagflação acontece, significa que a inflação está em altos níveis. Ou seja, contribui para o aumento considerável dos preços no mercado. É um dos principais efeitos que impactam negativamente no bolso e podem comprometer todo o orçamento pessoal.

Custo de vida elevado

Com os preços altos, o valor gasto para arcar com necessidades básicas, como alimentação, contas de casa e transporte, se torna expressivo. Esse cenário exige que as pessoas limitem suas despesas para arcar com um custo de vida bem mais elevado.

Aumento do desemprego

Um dos efeitos da estagflação é a recessão econômica, que aumenta o desemprego e provoca a queda do PIB. Sendo assim, os comércios e demais setores sentem uma queda considerável nas vendas. Isso obriga a tomar medidas mais intensas para manter a sobrevivência do negócio.

Como lidar com a estagflação?

A situação da economia afeta diretamente o orçamento de qualquer pessoa, sobretudo pelo aumento dos preços. Nesse sentido, a estagflação é um momento ainda mais preocupante e que exige atenção especial para evitar perdas.

No âmbito pessoal, ela pode aumentar o custo de vida e causar impactos no orçamento, o que requer uma mudança no comportamento. Ter uma reserva financeira e cortar gastos desnecessários é uma boa ação para preservar as finanças.

Para quem tem investimentos, monitorar os índices de inflação e estagflação é essencial, pois afeta diretamente os rendimentos. Em um cenário de juros altos e preços exorbitantes, os ativos são afetados, seja em renda variável ou fixa.

Por isso, a estagflação é uma situação que afeta toda a economia, levando à instabilidade e incertezas. Fatores que vão gerar efeitos na carteira do investidor e nas estratégias para gerar rentabilidade, tanto a curto, médio ou longo prazo.

Embora a economia global não esteja com riscos de enfrentar uma recessão como a dos anos 70, a pandemia e a Guerra acenderam um alerta. Além das incertezas e aumento dos preços, há uma preocupação com o desenvolvimento econômico em diversos países.

Podemos concluir, então, que a estagflação provoca danos sérios no bolso, devido ao aumento da inflação e à recessão econômica. Por isso, é importante ter cuidado e monitorar a situação para evitar prejuízos e comprometer o seu planejamento financeiro.

Gostou do post? Agora que viu informações importantes sobre a estagflação, o que acha de ler outros conteúdos relevantes e novidades sobre diversos assuntos? Não perca tempo e siga a Panorama Invest nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

13 de abril de 2022

Compartilhar