Previdência privada para MEI

Previdência Privada para MEI

A preocupação com a aposentadoria é comum para os microempreendedores individuais que desejam entender como se planejar para ter tranquilidade no futuro. Nesse sentido, a previdência privada para MEI pode ser uma excelente alternativa.

Embora os microempreendedores individuais tenham direitos previdenciários, elevar as possibilidades para ter recursos no futuro é imprescindível. Por isso, a previdência privada oferece boas oportunidades para desenvolver um planejamento financeiro sólido.

Você se interessou pelo assunto? Neste post, vamos apresentar informações importantes para sua vida financeira! Continue lendo para saber sobre a previdência privada para MEI e entender a aposentadoria para quem é dono do próprio negócio!

Quem é considerado MEI?

O MEI – Microempreendedor Individual é uma modalidade de negócio direcionada para pequenos empreendedores e autônomos. Uma possibilidade para profissionais que desejam trabalhar por conta própria de forma regularizada, com o CNPJ e acesso à emissão de notas fiscais.

Sendo assim, um MEI pode ter um faturamento anual de até 81 mil reais e contratar apenas um funcionário. Desse modo, é uma modalidade que oferece direitos e deveres regulamentados ao trabalhador, inclusive em relação a aposentadoria e benefícios previdenciários.

O MEI tem direito ao INSS?

Os microempreendedores individuais têm direito a diversos benefícios previdenciários, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Entretanto, é preciso cumprir alguns requisitos e pagar a contribuição mensal de 5% do salário mínimo, por meio do DAS.

Nesse sentido, o MEI tem direito a aposentadoria e outros benefícios da previdência, por exemplo:

  • salário maternidade;
  • aposentadoria por invalidez;
  • pensão por morte;
  • auxílio-reclusão.

Para cada um dos benefícios, inclusive a aposentadoria, o microempreendedor deve atender a todos os requisitos e tempo de contribuição. Por isso, é imprescindível ter cuidados e avaliar a situação de forma individual para ter maior precisão sobre o seu futuro.

Como é a previdência privada para MEI?

Apesar do Microempreendedor Individual (MEI) ter acesso aos benefícios previdenciários, é fundamental considerar outras possibilidades. Afinal, ter mais recursos no futuro proporcionará comodidade e maior liberdade para ter a vida que sempre quis.

Em vista disso, a previdência privada surge como uma excelente alternativa para ter um bom equilíbrio financeiro e complementar a renda. Trata-se de um tipo de investimento constituído por fundos de empresas privadas e de objetivos a longo prazo.

Sendo assim, a previdência privada pode ser aplicada tanto em renda fixa quanto variável e não tem nenhuma relação com o INSS. Nesse modelo, o investidor recebe os proventos a longo prazo. Os pagamentos são feitos tanto de forma mensal quanto com resgate único.

O investimento existe em dois tipos distintos, sendo:

  • Plano VGBL — Vida Gerador de Benefício Livre: não oferece as vantagens fiscais. Por isso, é indicado para quem faz a declaração simplificada do Imposto de Renda;
  • Plano PGBL — Plano Gerador de Benefício Livre: um tipo que é indicado para pessoas que declaram o Imposto de Renda em modelo completo, pois oferece vantagens fiscais.

Dessa forma, é um tipo de investimento oferecido por instituições financeiras e acessível a todos os tipos de investidores. Ao realizar a aplicação, a pessoa tem o retorno no futuro. Por isso, é muito semelhante a uma aposentadoria.

Assim como outros tipos de investimentos, a previdência privada exige atenção e muito planejamento para fazer uma escolha adequada. Afinal, existem riscos. Dessa forma, conhecer o mercado é indispensável para ter uma carteira de investimentos promissora e gerar rentabilidade.

Por isso, sempre considere o apoio de uma assessoria especializada para auxiliar a encontrar a melhor opção de previdência privada para sua situação. Com o apoio de especialistas, será mais fácil investir com segurança e ter uma boa rentabilidade no futuro.

Logo, se você deseja contar com especialistas no mercado financeiro e ter todo apoio para planejar o seu futuro, a Panorama Invest é a melhor opção. São profissionais com expertise para ajudar a identificar a previdência privada ideal para você que é MEI e deseja ter um bom complemento na aposentadoria.

Como se pôde notar, a previdência privada para MEI é uma ótima opção para ter recursos e um futuro mais tranquilo. Portanto, considerar esse tipo de investimento é fundamental para quem deseja aumentar as possibilidades financeiras e ter melhor qualidade de vida.

Gostou do post? Se você deseja continuar lendo sobre o assunto e aperfeiçoar seus conhecimentos, não perca tempo! Veja agora mesmo quais são as principais perguntas e respostas sobre a previdência privada e entenda mais sobre a modalidade!

Siga a Panorama Invest nas redes sociais! Estamos no FacebookLinkedIn e Instagram!

30 de julho de 2022

Compartilhar